Aparelhos ineficientes e hábitos de consumo podem elevar gastos na conta de luz

quarta-feira, 13 de agosto de 2008


Banhos demorados, chuveiro na chave "inverno" no verão, portas de geladeiras abertas várias vezes ao dia sem necessidade, luzes acesas de dia, máquinas de lavar roupas ligadas sem estarem cheias. Estes são apenas alguns dos hábitos dos consumidores que podem gerar desperdício de energia elétrica e aumento na conta de luz. Para economizar a Bandeirante Energia, empresa do grupo Energias do Brasil, dá algumas dicas:

Na geladeira, retire de uma só vez todos os alimentos que necessitar e evite guardá-los quentes no refrigerador ou no freezer. Além disso, regule o termostato adequadamente e verifique se a borracha de vedação da porta está em bom estado, para evitar a fuga de ar frio.

Já no chuveiro e na iluminação, é importante usá-los de forma racional, não se alongando no banho e procurando não deixar lâmpadas acesas desnecessariamente, além de procurar utilizar produtos mais eficientes.Além disso, é importante que o consumidor não tente aproveitar uma resistência queimada, pois isso acarretará aumento de consumo.


Eletrodomésticos- Apesar dos hábitos de consumo ainda serem os principais vilões na que diz respeito ao desperdício de energia elétrica, eles não estão sozinhos. Eletrodomésticos ineficientes também têm grande parcela de culpa no desperdício."O conceito de eficiência energética é ligado à conversão da energia: quantidade de energia utilizada para realizar trabalho - aquecimento, resfriamento, movimento, etc - com as menores perdas possíveis. As perdas sempre ocorrem por questões físicas, em função das chamadas Leis da Termodinâmica", explica o pesquisador, engenheiro eletricista, Ricardo Santos d'Avila.