Economia de energia no Condomínio: mitos e verdades.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Muito tem se falado sobre alternativas e procedimentos capazes de gerar economia de energia em condomínios. Mas afinal, o que realmente funciona e o que não funciona? Veja abaixo:
1 - A maior economia de energia que se pode fazer sem grandes gastos é no manejo das luzes do condomínio.

Verdade. Com o manejo da iluminação, o retorno pode ser substancial, sem requerer investimentos mais vultosos como a modernização de elevadores ou sistemas de economia para bombas d'água. Algumas dicas:- Procure aproveitar a luz do sol para iluminar áreas como: hall social, sala de visitas, salão de festas, salão de jogos etc;-
Iluminar as áreas de circulação de veículos na garagem e não os boxes;
- Nas áreas externas dê preferência para as lâmpadas fluorescentes, que fornecem mais luz com menor consumo de energia, e duram mais. Uma lâmpada fluorescente de 15 Watts possui o mesmo poder de iluminação que uma convencional de 60Watts, além de durar três vezes mais. A economia gerada pode chegar a 60%.2 -
2. A simples instalação de sensores de presença ligados à iluminação ajuda a economizar energia.
Depende. Sensores de presença ligados a lâmpadas fluorescentes não trazem economia, porque este equipamento tem sua vida útil muito reduzida se ligado e desligado constantemente.A instalação de sensores de presença na garagem, por exemplo, deve ser avaliada de acordo com o ambiente e com a freqüência de utilização. Uma lâmpada fluorescente acoplada em sensores de presença tem uma vida útil menor do que uma lâmpada incandescente.
3- Sensores de presença são mais econômicos que as minuterias.
Depende. Uma boa opção para uso de minuterias é dividir o circuito. Exemplo: Um conjunto de 12 lâmpadas interligadas a 3 interruptores que ascendam cada 4 lâmpadas por vez em direções distintas. Saiba mais como funcionam sensores de presença e minuterias:
As minuterias mantém a iluminação durante um período determinado. Tipos de minuterias:
* Sistema coletivo – Permite ligar as lâmpadas de alguns andares ou todos ao mesmo tempo.
*Sistema individual – Liga individualmente as lâmpadas de cada andarSensores de Presença acionam a iluminação conforme detecta a presença de alguém. Tipos: - Infravermelho – Sensível ao calor humano- Ultra-som – Emite ondas que são rebatidas de volta ao receptor do sensor que aciona a - iluminação- Dual – Combinação do Infravermelho e do Ultra-Som

4 - Economizar água gera economia de energia?
Sim. Esta relação acontece porque a bomba elétrica que leva água para os apartamentos representa um consumo significativo de energia. Assim, ao reduzir o consumo d'água, ecnomiza-se duas vezes: na conta d'água e, consequentemente, na conta de luz, devido a uma menor utilização das bombas elétricas.
Checar possíveis vazamentos também é uma boa alternativa para economizar água e energia. Nesse ponto, as unidades autônomas também devem devem fazer sua parte. Os problemas mais comuns acontecem nas descargas dos vasos sanitários.

ELEVADORES

1- O elevador lotado consome mais energia do que um elevador circulando na sua lotação normal.Verdade. Dicas de economia para o elevador:- Utilizar a escada para descer ou subir um ou dois andares; - Os elevadores podem ser utilizados economicamente se o condomínio estiver atento manutenção periódica, como lubrificação, tensão das correias, alinhamento do motor, etc;- Existem meios de programar os elevadores para operar por proximidade. Ao acionar o botão, o elevador que está no andar mais próximo do usuário é acionado.- Modernizar a tecnologia do elevador pode gerar economia, mas exige cuidados. Veja no item mais abaixo.
2- Chamar o elevador mais de uma vez seguidamente faz aumentar o consumo de energia.
Mito.
3- Segurar a porta do elevador por alguns minutos sem necessidade faz aumentar o consumo de energia;
Mito.
4- Se o prédio possui dois elevadores, desligar um deles durante a madrugada traz grande economia de energia elétrica.
Depende. Para se traçar uma medida econômica em relação aos elevadores deve-se levar em conta o impacto que pode trazer para o convívio no condomínio. Desligar um elevador durante a madrugada pode não trazer tanta economia, pois o fluxo de pessoas é menor e enquanto o equipamento estiver parado não consome energia.

5- Elevadores modernizados gastam menos.

Depende. Uma modernização tecnológica costuma ser cara e só trará economia caso o equipamento esteja realmente defasado tecnológicamente. Por isso, é importante averiguar antes se a modernização é realmente necessária. Especialistas dizem que, assim que o elevador apresentar paralisações freqüentes ou despesas excessivas com peças, já é hora de começar a pensar em modernizar. O SíndicoNet tem um serviço de Consultoria em Elevadores que avalia as reais condições e necessidades de se modernizar um elevador.

EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA
O uso crescente de equipamentos de segurança aumenta muito o consumo de energia nos condomínios.
Mito. Os equipamentos de segurança gastam uma quantidade irrisória de energia elétrica e são bastante eficazes na segurança do condomínio.
Fontes da matéria

Gerente de Eficiência Energética da AES-Eletropaulo, José Marcelo Sigoli
Conteúdo SíndicoNet