AJUDA A PEDINTES: CARIDADE OU AMEAÇA À SEGURANÇA?

segunda-feira, 2 de julho de 2007

A maioria de nós, brasileiros, ligados a tradicionais religiões e educados sobre a óptica de uma sociedade paternalista vê o ato de dar esmolas como caridade. Não se pode negar que este tipo de ação pode acalentar nossa consciência aos menos afortunados. Infelizmente, este tipo de comportamento leva a um assustador aumento de moradores de rua que são, sim, conseqüências dos desajustes sociais atuais e históricos, mas um grupo crescente de humanos atraídos pelos falsos benefícios de aquisição material com o mínimo esforço.
Associa-se à mendicância atos de prostituição e exploração infantil condicionados pelos próprios adultos responsáveis que perderam a noção do trabalho e esforço da conquista ante a facilidade do obtido pelo “dado” ou conseqüência do ilícito.
Ao darmos esmolas a pedintes que tocam nossos interfones e nos abordam no condomínio, estimulamos a presença destes seres humanos que podem estar, de fato, precisando mas que na maior parte dos casos estão envolvidos em vigilâncias sobre os hábitos dos moradores e as oportunidades para furtos e violência em nosso ambiente.
Aos que realmente precisam, listamos instituições sérias que necessitam de dinheiro, comida, roupa, brinquedos, remédios e acima de tudo amor e atenção.
SERVIÇO
* Creche Comunitária do Varjão Quadra 2, conjunto D, lote 5, Avenida Principal, Varjão, fone 468-1643
* Casas Lares Humberto Campos SGAS 909, módulo 29, Asa Sul, fones 242-1713 / 443-8474
* Orfanato Filhas de Maria Quadra 10, lotes 16 a 18, Santa Rita, Setor Leste, Planaltina de Goiás (Brasilinha), fones 637-2412 / 620-0097
* Aldeias Infantis SOS Brasil SGAN 914, conjunto F, fone 273-9061
* Associação Maria de Nazaré QN 404, conjunto A, lote 1, Samambaia, fone 357-3182
* Associação Recanto Infantil Rei Leão Quadra 4, lote 30, Bairro São José, São Sebastião, fone 335-3793
* Abrigo Warboys do Brasil Rodovia GO-118 (Km 12), chácara 1383, Planaltina, fone 503-1122
* Casa do Pequeno Polegar Shis QI 5, chácara 28, Lago Sul, fone 248-1217
* Creche Nossa Senhora da Divina Providência EQS 208/408, fone 443-6376
* Lar Assistencial Amor, Fraternidade, Esperança e Fé Quadra 3,lotes 4/5, Parque Santa Rita de Cássia, Valparaíso, fone 623-1579
* Lar da Criança de Brasília QNB 15, área especial 4, Taguatinga, fone 352-2195
* Lar da Criança Padre Cícero QNG, área especial 37, Taguatinga, fone 354-6394
* Lar Educandário Nossa Senhora de Mont Serrat 3ªAvenida Especial nº 7, módulo M.N, Núcleo Bandeirante, fone 552-1324

“Amai ao próximo como eu vos amei”
Jesus Cristo

ATA DA ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

CONDOMÍNIO SQN Bloco F – Asa Norte – Brasília - DF

Aos 20 dias do mês de junho do ano dois mil e sete, reuniram-se em Assembléia Geral extraordinária os Senhores Condôminos do Condomínio do Bloco F da Super Quadra Norte, situado nesta Capital na SQN 407- Asa Norte – Brasília DF. A reunião, atendendo a convocação expedida pela administração, por determinação do Sr. Síndico Augusto César da Motta Willer (apartamento 306), realizou-se no térreo (pelotis) do próprio prédio, às 20:00 horas em segunda convocação, tendo em vista o quórum insuficiente no horário estipulado a primeira chamada. Foram instalados os trabalhos com a presença dos Senhores Condôminos que assinaram o lista de presença respectiva a esta assembléia, tendo sido eleito Presidente da Mesa o próprio síndico (apartamento 306), a qual convidou a mim, Sr. Augusto César da Motta Willer, condômino do apto. 306, para secretariá-lo. Aberta a sessão, a Sra. Presidente leu a Ordem do Dia, após o que colocou em pauta cada item desta; Item "A": Apresentação dos orçamentos para a reforma mecânica e estética dos elevadores das alas sul e norte deste condomínio. Os orçamentos foram realizados junto a 8 empresas especializadas com endereço comercial na cidade de Brasília-DF. Diante a pesquisa junto aos órgãos de defesa do consumidor (PROCON – DF), duas destas empresas, em virtude de histórico irregular, foram descartadas. Assim, as empresas concorrentes são: América Elevadores Ltda., Mundial Elevadores Ltda., Avant Elevadores Ltda., CO elevadores Ltda., Elevadores Brasil Ltda. e Módulo Elevadores Ltda. Em todas foram especificados a realização de reforma relacionadas a troca de quadro de comando, seletor completo magnético, fiação, botoeiras de cabine e pavimentos, equipamentos de segurança, vistoria e reforma de cabos de movimento e sustentação, cabines em aço escovado incluindo teto e piso em fórmica; nos orçamentos era exigido a taxa de manutenção já que a empresa que realizasse estes serviços assumiria a conservação destes elevadores recém reformados. Diante a exposição dos orçamentos em planilhas previamente organizadas pelo síndico em documento de pauta desta reunião, os condôminos presentes decidiram, por unanimidade, a realização destas reformas e benfeitorias supra citadas, bem como a realização do serviço pela América Elevadores Ltda., atual prestadora de serviço na manutenção dos elevadores deste condomínio. Item "B": O orçamento aprovado exige a taxa extra no valor de R$ 155,00 (Cento e Cinqüenta e Cinco Reais) por unidade condominial durante dez meses a ser cobrada a partir do mês de julho de 2007 em boleto a parte com vencimento no dia 06 estendendo-se até abril de 2008, totalizando o valor de R$ 1.550,00 (Hum mil quintetos e cinqüenta Reais) por unidade condominial. A seguir, como ninguém mais quisesse fazer uso da palavra, o Sra. Presidente deu por encerrado os trabalhos, tendo determinado a lavratura da presente ata, que achada de acordo, consoante deliberado, vai digitar e anexa neste livro de atas, tendo sido assinada pelo Sra. Presidente e por mim, Secretário.

Brasília, 20 de junho de 2007






ETIQUETA NO CONDOMÍNIO



A boa convivência no condomínio é um fator muito importante para a qualidade de vida de todos que vivem e/ou trabalham ali.
Por isso, atitudes de valorização do bem comum são tão importantes quanto o respeito às regras estabelecidas no Regulamento Interno e na Convenção.
É aqui que entram as noções de etiqueta: pequenos gestos de gentileza e atenção para com o outro, que podem tornar mais fácil e agradável a vida em condomínio.


ETIQUETA

Com animais

Além das regras do condomínio para animais de estimação, lembre-se que há também algumas atitudes de boa vizinhança que podem ser tomadas pelos donos de bichos:
Mesmo que não seja obrigatório, é preferível usar o elevador de serviço para transitar com animais, que devem de preferência estar no colo. É comum encontrar no elevador com crianças ou adultos - condôminos ou visitantes - que têm pavor de bichos, o que será desagradável para todos. Até para seu animal de estimação.
Pelo mesmo motivo, evite usar a entrada de pedestres, entrando e saindo com seu animal pela porta da garagem.
Recolher sempre as fezes do animal, caso ele faça nas áreas comuns do condomínio: isso é mais que uma regra, mas sim uma questão de bom senso, etiqueta e higiene.
Lembre-se de manter a vacinação em dia, e também sua higiene, evitando pulgas e outros contratempos. Em condomínios, estamos muito mais próximos uns dos outros, e utilizamos as mesmas dependências.
Muitas vezes, é preciso adestrar cães especificamente para viver em prédios. Este é um gesto de carinho com seu bicho, para facilitar a vida dele - e a de todos.
Se seu animal de estimação incomoda com ruídos os seus vizinhos, é preciso pensar em como solucionar esse problema, e não deixar que ele se agrave. Muitas vezes, vizinhos descontentes apelam até para a Justiça.


Em assembléias

Em reunião de assembléia escute o que seu vizinho está falando. Se você não concordar, procure discordar da idéia e não da pessoa. É importante separar a idéia e proposta da pessoa, para não criar rixas.
Diferenças de personalidade e estilos de vida é mais do que normal, não podemos querer que todos sejam iguais a nós. O que podemos manter é o respeito e não "invadir" o espaço, ou seja, a privacidade do outro.
Se uma discussão virar agressão, tome a iniciativa de "esfriar" o clima, não alimentando um clima violento. Se necessário, peça ao presidente da mesa que registre seu ponto-de-vista ou sua queixa.
Lembre-se de que a assembléia é um espaço público, não é uma ocasião para "lavar roupa suja" a qualquer custo. Podem motivar até processos por calúnia e danos morais: constrangimento público, denúncias sem provas, informações baseadas em boatos.
Procure conhecer o Regulamento Interno e a Convenção do condomínio. Assim, você evita propor idéias contrárias a essas normas.
Quanto mais todos forem objetivos em suas colocações, evitando "monólogos" durante a reunião, mais facilmente os trabalhos serão concluídos em horário hábil.
Tente cumprir os horários de início das reuniões, para que a sessão não seja suspensa por falta de quorum, e para que os trabalhos não se extendam tornando-se cansativos.
Do mesmo modo, pegando a reunião do início, você evita voltar a questões que já foram debatidas na sua ausência.


Barulho

O problema do barulho excessivo que incomoda os vizinhos não se restringe a uma questão de estar cumprindo ou não o Regulamento Interno. É, antes de mais nada, uma atenção para com o outro: adequar seu conforto ao conforto do vizinho.
Por isso, sempre que for fazer uma festa, uma reunião ou qualquer outra atividade mais ruidosa, pense em quem você pode estar incomodando: um vizinho que pode ter filhos pequenos, ou que pode estar cansado e tentando dormir, ou tentando ver um filme sem conseguir...
Portanto, use sua inteligência em favor do bem comum, evitando conflitos desnecessários: avalie se o condomínio é realmente o local adequado para o ruído que você vai produzir.
Para reformas, ou mesmo para pequenas intervenções como mudança de móveis de lugar ou trabalho com furadeiras, utilize o horário comercial, fora do fim de semana, para incomodar o mínimo possível.
Lembre-se que mesmo durante o dia há um limite para o ruído emitido.
Usando seu bom senso e aguçando seu olhar para o outro, para o bem comum, você não terá de se preocupar com advertências, multas, "caras feias" e outras conseqüências desagradáveis. Muito pelo contrário: você estará contribuindo para melhorar o humor dos seus vizinhos.


Evite boatos

Mesmo em conversas privadas com vizinhos, evite passar informações delicadas sobre terceiros, sem ter confirmação.
Muitas vezes informações sem fundamento real se tornam "verdades" do dia para a noite, em uma comunidade fechada como um condomínio, sem se saber de onde veio o estímulo inicial.
E muitas vezes os boatos surgem de pessoas que querem deliberadamente prejudicar outras, e estão usando você como intermediário, sem que você perceba.
Portanto, depende de cada um romper esta corrente que só contribui para criar um clima de desconfiança e animosidade na nossa comunidade.
Problemas que afetem o condomínio podem e devem ser tratados livremente nas assembléias, de forma democrática.

Crianças

Crianças pequenas precisam estar acompanhadas por adultos. Lembre-se de que o condomínio tem lugares que podem ser perigosos para elas, como instalações elétricas, piscinas, escadas, elevadores e outros.
Funcionários não podem cuidar das crianças do condomínio. Eles já têm suas funções, e não podem fazer jornada extra como babás, mesmo que seja "por cinco minutinhos".
Lembre-se que o porteiro não pode abandonar seu posto para localizar uma criança, a partir de um pedido feito por interfone.
É uma parte importante da educação instruir as crianças sobre a boa convivência em um condomínio, quanto a barulho, respeito, gentileza, práticas seguras nas áreas de lazer e outros pontos.
É importante também que os pequenos sejam instruídos a não atrapalhar os funcionários em suas tarefas, e não permanecerem em locais inadequados, como a guarita.

No elevador
Um simples "bom dia" melhora a convivência e deixa o ambiente mais agradável.
Esperar as pessoas descerem antes de entrar no elevador não só é sinônimo de gentileza e educação, como também uma atitude de inteligência para o conforto seu e dos outros.
Segurar a porta do elevador para outras pessoas entrarem demonstra gentileza e cordialidade, e ajuda a tornar o ambiente social do condomínio mais afável. E é um ótimo exemplo para as crianças.
No entanto, ficar de bate-papo segurando a porta do elevador pode deixar muita gente enfurecida ao mesmo tempo... e você provavelmente vai encontrar com elas em breve.
Mesmo que não seja obrigatório, é preferível usar o elevador de serviço para transitar com animais, que devem de preferência estar no colo. É comum encontrar no elevador com crianças ou adultos que têm pavor de bichos, o que será desagradável para todos - até para seu animal de estimação.


Valorização dos funcionários
Os funcionários trabalham pelo bem comum. Se um empregado do condomínio fizer um serviço particular, deixará de lado sua função essencial. Além disso, é proibido por lei o trabalho para um condômino em particular (mesmo fora do horário de serviço).
Procure valorizar as ações dos funcionários em prol da segurança do condomínio. Eles estão cumprindo regras estabelecidas para proteger você e os seus.
Tratar com gentileza os funcionários faz parte da qualidade de vida geral - da qual depende a qualidade de vida particular.
Muitas vezes um simples cumprimento demonstra respeito pela pessoa, tanto para empregados quanto para vizinhos. Assim você contribui diretamente para "elevar o astral" do ambiente onde você mora ou trabalha.
Evite discussões com funcionários. Pela lei, agressões verbais ou físicas motivam a rescisão por justa causa por parte do empregado. Qualquer reclamação deve ser encaminhada ao zelador ou ao síndico.